A educação online que faz parte da vida de milhares de estudantes e professores de nosso país.
Todo o conteúdo a um toque de suas mãos!
Portal Futurum, a plataforma de aprendizagem a serviço da Educação Católica.
MULTIMÍDIA
EM FOCO Veja Mais
NOTÍCIAS Veja Mais
Inep alerta para e-mail falso contaminado com vírus e relacionado ao Enem Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos a um e-mail falso que informa o cancelamento de inscrições dos candidatos. No e-mail os leitores, estejam ou não inscritos no Enem, recebem a informação de que um erro na emissão do cartão de inscrição poderá resultar no cancelamento do cadastro em até 48 horas. Com o objetivo de se apropriar de dados das pessoas que recebem a mensagem, os golpistas sugerem o preenchimento manual para o recadastramento, e disponibilizam um link que serviria para consulta e regularização do eventual cadastro. Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o nome da instituição é utilizado na mensagem falsa, mas em nenhum momento o Instituto ou mesmo o MEC enviam e-mails informando sobre possíveis processos de recadastramento. A orientação é que as pessoas estejam atentas a esse tipo de mensagem e consequente tentativa de golpe. Em caso de dúvidas e informações deverão ser buscadas junto ao MEC e/ou Inep.   Fonte: CMNews
  A equipe de Ciências da Natureza do Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói-RJ, motiva seus alunos através de práticas lúdicas e diferenciadas. As atividades integram o material didático da Rede Salesiana de Escolas.   No ensino médio, uma das práticas que fez sucesso entre os alunos no primeiro semestre é conhecida como “Varinha do Harry Potter”, realizada pelo professor Gustavo Campos, de Química Experimental, com os alunos da 1ª série. O experimento faz parte do conteúdo de “óxido” e outros compostos químicos e ganhou esse divertido nome por gerar uma combustão de chama colorida explicada pela teoria de Bohr. A prova do sucesso dessa atividade foi o prêmio “Professor do Ensino Médio” que o educador salesiano Gustavo Campos recebeu do Sindicato das Escolas Particulares no Estado do Rio de Janeiro (SINEPE-RJ) em 2013 com a apresentação do projeto. Outro momento de muita animação e aprendizagem aconteceu durante a atividade “Foguete”. No estudo de processos químicos e físicos com os professores Daniel Fevereiro e Ramon Estevão, os alunos da 1ª série criaram protótipos de foguetes, que posteriormente foram lançados tendo como combustível vinagre, bicarbonato de sódio e ar comprimido. Os foguetes foram produzidos com garrafas PET, fita isolante, papelão e fios. Já as turmas da 3ª série do ensino médio realizaram uma prática sobre Biologia Celular (Citologia) com o educador Leandro Cesar. Na aula, os alunos analisaram lâminas com células da mucosa oral e do catafilo de cebola, com auxílio de microscópio ótico. As amostras foram analisadas com lente objetiva seca e com uma objetiva de imersão. O corante usado nesta prática foi o lugol. Com o trabalho, os alunos aprenderam a identificar as principais partes físicas do microscópio ótico e do eletrônico e aprenderam a calcular o tamanho de ampliação da amostra (de 40x a 400x). O aluno Gabriel Macedo, do 3º ano do ensino médio, afirma que as aulas no laboratório são aguardadas com entusiasmo por ele: “Sempre espero pela atividade de Ciências no laboratório. A aula é sempre espetacular. Eu, particularmente, adoro Biologia, e com a atividade prática fica mais fácil assimilar o conteúdo teórico. Tenho vontade de seguir meus estudos na área de pesquisa de genoma humano”, conta o estudante. O educando complementa que os professores buscam sempre contextualizar as fórmulas e teorias através de exemplos que estão na rotina dos jovens, o que desperta o interesse na atividade. Entre os exemplos, citou o estudo sobre “fermentação”, processo realizado por determinadas bactérias e fungos, e seu uso na fabricação de produtos industrializados como a pizza (pela fermentação alcoólica).   Diversão e conhecimento também no ensino fundamental Os professores Onofre Saback e Mirian Monteiro realizaram uma dinâmica com os alunos do 7º ano para ressaltar a importância das matas ciliares e o valor da “Preservação Ambiental”. No experimento, os alunos montaram uma maquete para representar um rio. Em uma das margens, plantaram sementes de alpiste e, na outra, não plantaram nada. Ao longo de duas semanas as turmas voltaram diversas vezes ao laboratório para acompanhar a evolução do experimento e perceber um pouco do que ocorre com as margens dos rios que perderam sua vegetação, como a erosão e o assoreamento dos rios. Os alunos do 6º ano foram motivados a pesquisar sobre “Propriedades do Ar”. Divididos em grupos, eles pesquisaram no livro digital imagens, textos e experimentos sobre as características do ar na atmosfera. Após a aula, os grupos aplicaram esse conhecimento teórico em experiências práticas. Entre os exemplos, uma das equipes usou duas seringas, uma com água e outra sem, para mostrar a compressibilidade, a elasticidade e a expansibilidade do ar. Ou seja, podemos apertar e esticar o ar até certo ponto e ele tende a voltar a seu volume inicial, diferentemente da água. Outro grupo usou uma régua para montar uma balança e, assim, mediu um balão cheio e um vazio. Ao constatar que o balão cheio pesa mais que o outro, concluíram que o ar tem massa. Também muito interessante foi a proposta realizada pela turma do 3º ano do ensino fundamental. Os alunos foram ao laboratório e lá fizeram simulações de um vulcão em erupção. Na atividade, usaram modelos de vulcões em gesso e fizeram uma mistura química com vinagre, bicarbonato de sódio, detergente e corante para simular a cor da lava. O trabalho foi acompanhado pela professora Valéria Marcurci. Essas e muitas outras sugestões de atividades integram o material didático da RSE e tornam ainda mais significativas e divertidas as aulas no Colégio Salesiano Região Oceânica.   A Rede Salesiana de Escolas A educação salesiana está presente no Brasil há 130 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as dezenas de escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador. Hoje, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino em todo o País. A RSE possui material didático próprio, elaborado de acordo com seus princípios educacionais. Mais do que um sistema de ensino, entretanto, o que se destaca na RSE é um projeto pedagógico-pastoral que funciona realmente em Rede e que envolve todas as escolas com o objetivo de formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e de agir sobre ela.   Equipe RSE Informa
ANEC realiza Fórum de Diretores das Escolas Católicas em Julho 14 de julho de 201 A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realiza em Brasília a terceira edição do Fórum de Diretores das Escolas Católicas nos dias 31 de julho e 01 de agosto de 2014. Com o tema ‘Construindo a qualidade nas Escolas Católicas’, o encontro objetiva promover o debate e a troca de experiências entre os gestores sobre o cenário atual, seus desafios, realizações e novos caminhos para a Educação Católica. O investimento para participar do fórum é de R$ 150,00 para associadas ANEC e R$ 300,00 para não associadas.Inscrições para o evento devem ser feitas somente pelo site, com pagamento efetuado via boleto bancário.   O Fórum de Diretores das Escolas Católicas acontece no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do evento. Por Bruno Maranhão Fonte: ANEC
NOVIDADES Veja Mais